78ª SEMANA DA ENFERMAGEM

78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn)

Mensagem da ABEN-SP – Gestão 2016-2019 aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem

A Semana Brasileira de Enfermagem é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Anna Nery, e oficializada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, por meio do Decreto 48.202, em 1960.

O início da semana se dá em 12 de maio (data de nascimento de Florence Nightingale, em 1830) e o seu término em 20 de maio (data de falecimento de Anna Nery, em 1880).  No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da/o Enfermeira/o e no dia 20 se comemora o dia do TE/AE.

A cada ano, as comemorações da Semana de Enfermagem se dão em torno de um tema central.

Em 2017, estamos comemorando a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela ABEn Nacional, suas Seções, Regionais e Núcleos, com o tema As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática.

No período de 12 a 20 de maio, a Enfermagem brasileira comemora a 78ª SBEn nos mais diversificados formatos, promovendo atividades científicas e culturais em todos os cenários de inserção profissional e de formação (nível técnico, de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem – lato e stricto sensu).

O tema Central traz a premissa de que as Boas práticas de Enfermagem são baseadas em evidências científicas; no cuidado afetivo, seguro, acolhedor, compreensivo, ético, político, multidimensional e que se faz em interação; as Boas Práticas de Enfermagem se faz na qualidade da assistência, do ensino, da investigação e da gestão. O tema Central traz a premissa de que a Enfermagem contribui para a construção de uma sociedade democrática, por meio de ações políticas, de cuidado, de investigação e de gestão que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética e que a Enfermagem promove a melhoria das condições de vida e de saúde da população, reafirmando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Na ABEn-SP, estamos comemorando a 78ª SBEn com muito entusiasmo e nos fazendo representar nos mais diversos cenários, tanto na capital como no interior do Estado de São Paulo. Temos recebido muitos convites e estamos nos organizando para participar, fazendo com que a Enfermagem Paulista conheça o importante papel político, científico e cultural da nossa ABEn, que é o patrimônio da Enfermagem, ao longo dos seus 91 anos de existência.

Parabéns Enfermeiro! Parabéns Técnico e Auxiliar de Enfermagem!!!

Comemore e tenha muito orgulho da profissão que você escolheu.

A ABEn-SP precisa de você!

Venha trabalhar conosco e continuar construindo a história da Enfermagem Brasileira e Paulista!

Associe-se à ABEn!